5 Dicas para aumentar a massa muscular nas mulheres

Atualmente o grande desejo da maioria dos homens e mulheres é aumentar ou ganhar massa muscular. Sempre ouvimos termo definição muscular, muito utilizado pelas pessoas que não conhecem o pro-biótico muscular, entretanto que ganho de massa muscular é consequente perda de gordura.

O que é massa muscular?

Massa muscular representa o conjunto de, aproximadamente, 639 músculos que compõem o corpo humano. Sua função consiste em produzir movimentos, que podem ser voluntários ou involuntários , como ocorre no funcionamento do coração e do intestino.

O ganho de massa muscular é chamado de hipertrofia e decorre dos estímulos realizados pelos exercícios físicos, principalmente pela musculação. A alimentação com foco na ingestão de proteínas também é fundamental para obter bons resultados. Isso porque esse grupo de alimentos é responsável pela construção dos músculos.

Mas lembre-se que o consumo de proteína deve estar relacionado ao seu peso, pois é importante saber que você deve consumir outros alimentos, como carboidratos e gorduras. Todos os macronutrientes são importantes para o ganho de massa muscular, por isso você deve ter uma alimentação balanceada e saudável.

Por que é importante ganhar massa muscular?

A importância do ganho de massa muscular não é tão considerado  porque quando falamos em ganhar , muitas pessoas acreditam tratar-se apenas de algo exclusivamente estético e acabam se esquecendo ou às vezes nem conhecendo da relação entre o ganho de massa e ser saudável.

Consideramos que o ganho de massa muscular ajuda o nosso organismo de diversas formas que vão além da simples busca pelo corpo perfeito, no entanto, a grande vantagem de possuir um corpo mais forte é que nos permite encarar o dia-a-dia com muita mais energia além de auxiliar o organismo em diversos fatores importantes como aumento na imunidade, previne o envelhecimento, diminui o risco de lesões, promove uma maior disposição para as atividades do dia a dia, além de melhorar a estética.

Portanto, o desenvolvimento muscular está diretamente ligado à perda de massa gorda e ao ganho de massa magra, ganhar massa pode ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos.

Abaixo descrevemos alguns benefícios s ore o ganho da massa muscular:

  • Envelhecimento com saúde: No processo de envelhecimento é natural que o corpo passe a perder massa muscular com o passar dos anos. Essa perda pode ser minimizada com a manutenção da massa magra para que assim o corpo envelheça de maneira saudável
  • Corpo definido: Ter um corpo definido fica mais fácil quando a gordura em excesso presente é eliminada. Com essa queima de calorias, a massa muscular se desenvolve com mais facilidade.

 

  • Perda de peso: Pegando um ganho do item acima, ao desenvolver mais massa muscular, automaticamente o organismo irá queimar cada vez mais calorias para manter o volume dessa massa.

 

  • Quanto à musculação: o ganho de massa muscular nem sempre significa ficar grande. Muito pelo contrário, a musculação ajuda a acelerar a perda de massa gorda e, automaticamente, estimula o aumento da massa muscular, dando maior definição ao corpo.

Dicas para aumentar a massa muscular nas mulheres

As mulheres muitas vezes tem a vaidade de ter um corpo perfeito, e para que conquiste isso se dedicam intensamente, por isso vemos atualmente tantas mulheres a procura de academias afim de ganhar massa muscular e conseguir uma corpo mais definido e saudável.

Para que você possa ter um breve conhecimento, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar no ganho da massa muscular nas mulheres:

1° Treinos intensos:

Somente com um treino que seja intenso e que cause microlesões em nível celular, é que você conseguirá um bom aumento de massa muscular. Isso porque os processos de regeneração celular, através do conhecido fenômeno da super compensação, irão atuar diretamente no aumento do tamanho das células (hipertrofia).

2° Dieta hipercalórica:

Se estiver executando treinos intensos, a dieta precisa dar conta do recado, para que ocorra uma ótima recuperação. Geralmente em épocas de aumento de massa muscular, recomenda-se dietas com mais calorias, para que seu corpo possa ter a energia necessária para as adaptações celulares, é muito importante a ingestão de proteínas precisa ser ajustada, para que você tenha disponibilidade de aminoácidos para a reconstrução muscular.

Só é preciso tomar cuidado nesta fase, com a quantidade extra de calorias, isso porque as mulheres tendem a armazenar mais gordura naturalmente e uma dieta com elevados índices de calorias pode vir a engordar mais do que aumentar a massa muscular.

3° Falha concêntrica:

Dificilmente alguém alcançará bons resultados em termos de hipertrofia, sem utilizar a falha concêntrica em seu treino.

Ao atingir a falha concêntrica, o músculo está dando um sinal de que ele chegou ao seu limite de repetições, ou seja, alcançamos o máximo de estímulos, ou seja, sem atingir a falha concêntrica, com toda a certeza seus músculos ainda tem energia de sobra, por isso, se quer aumentar sua massa muscular, busque sempre atingir a falha concêntrica.

4° Durma muito bem:

O sono é vital para a síntese das proteínas e para a hipertrofia. Você só conseguirá aumentar sua massa muscular, se tiver um sono de qualidade. Isso porque enquanto você dorme, diversos hormônios são liberados em sua corrente sanguínea, que irão potencializar a reconstrução muscular e a síntese proteica.

5° Treine a totalidade de seu corpo:

Este é sem sombra de dúvidas, o erro mais comum das mulheres em termos de aumento de massa magra. A grande maioria delas treina apenas os membros inferiores de fato e faz alguns exercícios apenas de “manutenção” na parte superior. O problema disso, é que além de perder a simetria de seu corpo, ao fazer isso, você ainda diminui a síntese proteica.

É preciso entender que os processos de anabolismo não ocorrem de maneira isolada. Por isso, se você treinar apenas suas pernas e glúteos e não treinar seus membros superiores irá reduzir a qualidade destes processos.

Portanto, se quer de fato um aumento de massa muscular, treine seus membros superiores.

Acompanhe todos os conteúdos que postamos e saiba, além de dicas para adquirir massa muscular, muitas outras informações para ter uma vida saudável e feliz.

Sobre o Autor